No sábado (15), os brasileiros Ítalo Ferreira, Miguel Pupo e Yago Dora se classificaram para as quartas de final da segunda etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL), disputada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Eles venceram suas baterias e serão os únicos representantes do Brasil nas fases finais, com os confrontos começando à 0h (horário de Brasília) no domingo (15). Já Filipe Toledo, bicampeão mundial, foi eliminado nas oitavas ao enfrentar Kanoa Igarashi, após um incidente com um fotógrafo dentro d’água. Outros surfistas como Deivid DVD Silva e Matheus Herdy também ficaram pelo caminho.
Miguel Pupo, de São Paulo, avançou para as oitavas após eliminar o sul-africano Jordy Smith, somando 13,24 pontos com boas manobras. Ítalo Ferreira, campeão olímpico, também brilhou nas oitavas ao vencer Matheus Herdy em uma bateria totalmente brasileira. Ferreira somou 15,17 pontos, com destaque para um aéreo que lhe rendeu 8,5 pontos. Já Yago Dora, de Santa Catarina, passou pelo australiano Joel Vaughan, marcando 13,67 pontos em uma apresentação eficiente nas ondas de esquerda.
No torneio feminino, as brasileiras Tatiana Weston-Webb e Luana Silva não conseguiram avançar para as quartas de final diretamente, ficando fora da repescagem decisiva. Tatiana, vice-campeã olímpica, somou 12,74 pontos e terminou em quinto lugar, enquanto Luana Silva ficou na 10ª posição com 5,17 pontos. As vagas restantes na competição ficaram com as norte-americana Sawyer Lindblad e a francesa Vahine Fierro.