O Bradesco anunciou a expansão do Pix por aproximação para todos os seus clientes pessoas físicas, que já podem utilizar a ferramenta com celulares Android em maquininhas da Cielo dos modelos LIO On e Flash. A funcionalidade permite que os clientes paguem com o celular apenas aproximando-o da maquininha, sem necessidade de cadastro prévio. Até o final do mês, todas as instituições participantes do Pix devem oferecer essa solução, e o Itaú Unibanco já anunciou a implementação para sua base de clientes.
A solução de pagamento por aproximação será similar ao processo de pagamento com cartões, onde o cliente não precisa inserir o plástico na maquininha. O Bradesco destaca que o aplicativo do banco será automaticamente aberto quando o cliente aproximar o celular, realizando a autenticação e confirmação da operação de forma rápida e segura. O objetivo é facilitar o uso do Pix no comércio físico, ajudando a consolidar a ferramenta como meio de pagamento.
Além disso, o Bradesco anunciou que permitirá o cadastro do Pix por aproximação no Google Pay, a partir do dia 28 deste mês. Com isso, a adesão ao pagamento por aproximação deve aumentar, promovendo uma experiência de pagamento mais ágil e segura, e contribuindo para o crescimento do uso do Pix no mercado.