O Botafogo Samba Clube foi a primeira agremiação a se apresentar na noite de abertura dos desfiles da Série Ouro do carnaval de 2025. A programação conta com 16 escolas de samba, sendo 8 desfilando na sexta-feira e outras 8 no sábado. Contudo, três escolas não serão avaliadas por conta do incêndio ocorrido na fábrica de fantasias, afetando as agremiações Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu.
Entre as escolas que desfilam e serão julgadas, 13 disputam o título da Série Ouro. Duas delas serão rebaixadas para a Série Prata, enquanto a campeã ascenderá ao Grupo Especial, a principal divisão do samba carioca. A expectativa é grande, com as agremiações se preparando para mostrar todo seu talento e criatividade no desfile que promete emocionar o público presente na Sapucaí.
O clima é de grande competitividade, mas também de união entre as escolas, que são a alma do carnaval do Rio de Janeiro. As performances e enredos apresentados serão fundamentais para determinar os resultados finais, que podem alterar o futuro de algumas dessas agremiações nas próximas edições do carnaval.