O Bayer Leverkusen manteve sua excelente fase no Campeonato Alemão ao vencer o Hoffenheim por 3 a 1, em casa, pela 20ª rodada. A equipe de Xabi Alonso soube administrar bem a vantagem, mesmo após a expulsão de Grimaldo, no segundo tempo. Com a vitória, o Leverkusen segue em segundo lugar na tabela, com 45 pontos, a seis do líder Bayern de Munique, que também vem em ótima fase com seis vitórias consecutivas. Já o Hoffenheim segue em situação difícil, com apenas 18 pontos e ameaçado pela zona de rebaixamento.
O primeiro tempo foi dominado pelo time da casa, que teve 60% de posse de bola. O Leverkusen abriu o placar aos 15 minutos com gol de Victor Boniface, após bom passe de Grimaldo. Logo depois, um possível pênalti a favor do Hoffenheim foi negado pelo árbitro. O time da casa ampliou com Frimpong, após boa jogada de Alex Garcia. Antes do intervalo, um pênalti inicialmente marcado para o Leverkusen foi anulado pelo VAR.
Na segunda etapa, o Leverkusen manteve o controle do jogo e fez o terceiro gol com Patrik Schick, aproveitando o rebote de uma defesa do goleiro adversário. Apesar da expulsão de Grimaldo, o Hoffenheim conseguiu diminuir a vantagem com gol de Orban aos 17 minutos. No entanto, o Leverkusen segurou a pressão final do time visitante, com o goleiro Hradecky realizando importantes defesas. No outro jogo do dia, Eintracht Frankfurt e Wolfsburg empataram 1 a 1, mantendo o Frankfurt na terceira posição da tabela.