Em Curitiba, o Banco de Multitecidos, localizado no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, se destaca como referência nacional no fornecimento de tecidos para transplantes. O local trabalha com diferentes tipos de tecidos, como pele, córneas, válvulas cardíacas e ossos, todos provenientes de doações autorizadas pelas famílias de pessoas falecidas. Em 2024, o banco coletou 552 tecidos que beneficiaram mais de 700 pacientes em nove estados do Brasil, contribuindo para a recuperação e qualidade de vida de indivíduos em diversas condições de saúde.
O banco também é conhecido por seu papel crucial em tratamentos de pacientes com queimaduras graves, como foi o caso de um médico e sua filha, que sofreram graves lesões em um acidente em 2014. Graças a transplantes de pele e outros tratamentos realizados com tecidos do banco, ambos superaram as severas queimaduras e não apresentam sequelas significativas. O banco de Curitiba tem sido vital para a recuperação de muitas pessoas, possibilitando a realização de cirurgias complexas e dando esperança a pacientes com poucas chances de sobrevivência.
Além disso, o Banco de Multitecidos de Curitiba é o único do país a oferecer válvulas cardíacas para transplante, beneficiando, em sua maioria, recém-nascidos. Os tecidos são cuidadosamente processados e armazenados, com prazos de validade que variam de 14 dias a 5 anos, dependendo do tipo de material. Este trabalho de coleta, processamento e doação tem um impacto significativo, demonstrando a importância da solidariedade e da doação de órgãos para salvar e transformar vidas.