O Banco Central informou que identificou e corrigiu um problema no sistema de consulta às chaves do Pix, que causou instabilidade momentânea na manhã desta quinta-feira (13/2). A falha afetou usuários de várias instituições financeiras, que relataram dificuldades em realizar transferências e pagamentos. A autoridade monetária comunicou que o problema foi resolvido rapidamente e que o sistema voltou a funcionar normalmente.
De acordo com dados do site Downdetector, houve um pico significativo de reclamações às 9h17, com mais de 4.100 registros de falhas, refletindo uma instabilidade generalizada. Bancos como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander, além de fintechs como Nubank e Inter, foram citados por clientes enfrentando dificuldades com o serviço.
Embora o Banco Central tenha confirmado o ocorrido, alguns bancos, como o Banco do Brasil, informaram que os serviços já haviam sido normalizados antes do comunicado oficial. A falha no sistema de consultas ao Pix também gerou problemas na última sexta-feira, após uma falha em um sistema do Banco Central.