A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor uma resolução do Banco Central que permite a modernização dos boletos bancários, oferecendo novas formas de pagamento. Agora, além do tradicional código de barras, será possível realizar o pagamento de boletos por meio de Pix, utilizando um código QR específico. Essa mudança visa trazer maior agilidade às transações, pois os pagamentos por Pix são instantâneos, ao contrário dos boletos tradicionais, que podem levar vários dias para serem compensados.
Outra novidade, que ainda depende de regulamentação adicional, é a implementação do boleto de cobrança dinâmico, uma ferramenta que possibilitará a transferência de titularidade de dívidas, como as duplicatas escriturais, quando essas forem negociadas. O Banco Central destaca que esse novo modelo traz maior segurança ao processo de pagamento, garantindo que os recursos sejam direcionados ao legítimo credor, mesmo em casos de transferência de títulos.
O boleto dinâmico, além de modernizar o sistema financeiro, tem como objetivo promover mais segurança nas transações de dívidas e na negociação de títulos, especialmente para empresas de pequeno e médio porte. O novo sistema ainda está em implementação, e a expectativa é que ele se torne plenamente funcional em até seis meses após a validação dos sistemas de suporte digital para os títulos envolvidos.