Quatro bailarinos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França estão representando o Brasil no Prix de Lausanne, uma das competições mais prestigiadas no cenário mundial da dança, que ocorre de 2 a 9 de fevereiro, na Suíça. Os participantes brasileiros são Antônia Manrique, Martina Sánchez, Valentina Toscani e Marcus Santos, que foram selecionados entre 86 dançarinos de 23 países. Marcus e Martina se destacaram na Pré-Seletiva Latino Americana, enquanto Antônia e Valentina foram escolhidas por meio de um teste de vídeo. Todos têm boas chances de conquistar prêmios nesta edição.
O Basileu França já tem um histórico de sucesso no Prix de Lausanne, com recentes conquistas notáveis, como o primeiro lugar de João Pedro dos Santos Silva em 2024. Outros jovens talentos da instituição também se destacaram nos anos anteriores, como Ana Luisa Negrão, Miguel Oliveira, João Vitor Santana e Vitor Augusto Vaz, que receberam prêmios e bolsas em edições passadas, consolidando a escola como uma referência internacional no ensino de balé.
O sucesso da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França reflete o esforço do governo de Goiás no incentivo à educação e à cultura. José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, destaca a importância do investimento na formação dos jovens, que vai além do ensino técnico, transformando vidas e criando oportunidades para o futuro. O Prix de Lausanne, criado em 1973, oferece bolsas integrais para estudar balé em escolas e companhias ao redor do mundo, ampliando as perspectivas e o desenvolvimento dos bailarinos vencedores.