A Avion Express Brasil, subsidiária do grupo irlandês Avia Solutions, recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar no Brasil com um modelo de negócios inovador até março de 2025. A empresa irá oferecer o serviço ACMI (aeronave, tripulação, manutenção e seguro), que permite que outras companhias aéreas arrendem suas aeronaves e equipes, mantendo a responsabilidade pela manutenção e seguros. Esse modelo visa otimizar a capacidade das empresas aéreas, especialmente em períodos de alta demanda, como feriados e eventos, além de garantir a continuidade do serviço caso haja indisponibilidade de aeronaves.
A Avion Express Brasil está pronta para iniciar suas operações comerciais no primeiro trimestre de 2025, com um plano de implantar até 10 aeronaves Airbus A320 até o final do ano e expandir para 25 unidades até 2028. A autorização para operar no Brasil foi acompanhada pela obtenção do Certificado de Operador Aéreo (COA), um passo importante para garantir a conformidade com os padrões da Anac e possibilitar a oferta de seus serviços no país. A empresa também tem planos de expandir para outros mercados latino-americanos, com parcerias já estabelecidas no México e na Argentina.
Segundo a Avion Express, a chegada da empresa ao Brasil reflete o crescimento do mercado latino-americano e a demanda por soluções de flexibilidade operacional no setor aéreo. O modelo ACMI proporcionará às companhias aéreas brasileiras a capacidade de expandir suas operações de forma eficiente, atendendo a flutuações de demanda sem a necessidade de grandes investimentos em aeronaves e pessoal. A empresa tem como objetivo manter altos padrões de eficiência e confiabilidade para atender às necessidades do setor em um mercado em constante evolução.