Na última sexta-feira (21), o Airbus A321 da Latam que havia sofrido danos ao atingir uma ave durante a decolagem no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, retornou ao voo. O incidente, ocorrido no dia 20 de fevereiro, levou a aeronave a retornar ao aeroporto de origem antes de seguir para São Paulo. A companhia aérea não divulgou detalhes específicos sobre os reparos realizados, mas garantiu que todas as medidas de segurança foram adotadas para assegurar a operação segura.
O caso está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que acompanha os episódios de colisões entre aviões e aves, conhecidos como “bird strikes”. Em 2024, o Brasil registrou um aumento de 24,3% nos casos em relação ao ano anterior, com 927 ocorrências em todo o país. Apesar do aumento no número de casos, não houve vítimas fatais entre tripulantes, passageiros ou terceiros.
O CEO da Latam, Jerome Cadier, informou que a companhia registrou 562 episódios de bird strike em 2024, afetando mais de 30 mil passageiros devido a cancelamentos e atrasos. Embora alguns desses incidentes tenham sido mais graves, a empresa destacou que todos os pousos ocorreram com segurança. A aviação brasileira segue adotando medidas de prevenção para minimizar os riscos desses tipos de colisão.