No dia 17 de fevereiro, autoridades militares da China e da Austrália se encontraram em Pequim para o 23º Diálogo Estratégico de Defesa Austrália-China. A delegação australiana foi composta pelo vice-chefe da Força de Defesa, Robert Chipman, e o Secretário Adjunto do Grupo de Estratégia, Política e Indústria, Hugh Jeffrey, enquanto a China foi representada pelo Chefe Adjunto do Departamento do Estado-Maior Conjunto, Xu Qiling.
Durante o encontro, os representantes dos dois países discutiram questões de segurança em níveis bilaterais, globais e regionais, além de abordarem temas relacionados à transparência e à comunicação militar. Ambos os lados enfatizaram a importância do diálogo para a construção de um ambiente de segurança estável e respeitoso.
O Diálogo de Defesa marca a retomada das conversações entre os dois países após uma pausa de cinco anos. O encontro foi acordado entre os primeiros-ministros da Austrália, Anthony Albanese, e da China, Li Qiang, em 2024, reforçando o compromisso de fortalecer a cooperação bilateral nas áreas de segurança e estabilidade.