A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) iniciou um processo administrativo contra uma rede de farmácias por suspeita de uso indevido de dados sensíveis para criar perfis comportamentais de clientes. A investigação questiona a possível monetização dessas informações, sem o devido consentimento ou clareza quanto ao uso e ao armazenamento desses dados. A ANPD está acompanhando o caso desde maio de 2023, com foco na conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Além de iniciar o processo administrativo, a ANPD requisitou que a empresa apresente alternativas para verificação de identidade de clientes de programas de fidelização, além da biometria, e facilite o acesso dos consumidores ao tempo de armazenamento de seus dados pessoais. A ANPD destaca que as medidas adotadas não são sanções, mas sim recomendações para corrigir eventuais falhas nas práticas da empresa.
A empresa envolvida defende que está em conformidade com a LGPD e assegura que todas as informações dos clientes são protegidas por um sistema seguro, com a opção de identificação pessoal sendo facultativa. A rede se compromete a continuar colaborando com a ANPD para demonstrar seu compromisso com a adequação das suas práticas à legislação vigente.