A Comissão de Proteção de Informações Pessoais da Coreia do Sul anunciou, nesta segunda-feira (17), que suspendeu novos downloads do aplicativo DeepSeek devido a falhas da empresa em atender às exigências de proteção de dados pessoais. A medida visa garantir que o serviço do aplicativo esteja em conformidade com a legislação local sobre privacidade, e o aplicativo poderá retomar suas operações quando as melhorias forem implementadas.
Apesar da suspensão de downloads, o serviço web do DeepSeek continua acessível no país. A empresa chinesa reconheceu não ter atendido totalmente às regras da agência sul-coreana e, em resposta, nomeou representantes legais na Coreia do Sul. A PIPC ressaltou que a decisão foi tomada depois que a startup admitiu negligenciar algumas obrigações previstas pela legislação de proteção de dados pessoais.
Além da Coreia do Sul, a DeepSeek também enfrentou restrições na Itália, onde a autoridade de proteção de dados ordenou o bloqueio de seu chatbot devido a questões relacionadas à política de privacidade. A empresa não fez comentários imediatos sobre as ações, enquanto o governo chinês se manifestou, reiterando seu compromisso com a privacidade e a segurança dos dados.