A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou para as incertezas sobre a inflação na zona do euro devido ao aumento dos atritos no comércio global. Em seu discurso preparado para o Parlamento Europeu, Lagarde reiterou, no entanto, que a expectativa é de que a inflação retorne à meta de 2% ao longo deste ano, apesar dos riscos para os preços no continente.
Lagarde também abordou o cenário da confiança do consumidor, destacando que, embora ainda frágil, ela deve melhorar com o fortalecimento do mercado de trabalho e o aumento das rendas. A presidente do BCE prevê, ainda, que o avanço salarial continue a desacelerar dentro do ritmo esperado, conforme a política monetária da instituição.
A dirigente do BCE projetou um aumento nas exportações da zona do euro para este ano, o que ajudaria na recuperação econômica. Contudo, ela enfatizou que o desempenho dessas exportações dependerá de políticas comerciais internacionais. Por fim, Lagarde indicou que o BCE se prepara para um futuro econômico volátil e que as decisões monetárias seguirão sendo tomadas com base em dados de cada reunião, sem uma trajetória predefinida para as taxas de juros.