O número de casos de dengue em Araçatuba e Birigui, cidades do interior de São Paulo, tem aumentado consideravelmente. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, em Araçatuba, já foram registrados 3.293 casos neste ano, um aumento em relação aos 2.838 de 2024. Em Birigui, o número é de 641 casos até o momento, uma queda significativa em comparação aos 4.121 do ano passado. Apesar disso, há um óbito em investigação em Birigui e Araçatuba confirmou a primeira morte por dengue em 2025.
Com o aumento dos casos, a procura por testes rápidos para detecção da doença disparou nas duas cidades. Em Araçatuba, a busca pelos testes dobrou nas primeiras semanas de janeiro, com mais de 50% dos resultados sendo positivos. Já em Birigui, 60% dos testes realizados apresentaram diagnóstico positivo. O teste, que pode ser feito em farmácias e unidades de saúde, é simples e rápido, com resultados em poucos minutos. O valor do exame varia entre R$ 30 e R$ 50.
Especialistas alertam sobre a importância da notificação dos casos confirmados para que as autoridades possam realizar as ações de prevenção, como o controle de criadouros de mosquitos. Além disso, os médicos ressaltam que a precisão dos testes pode diminuir a partir do quinto dia de sintomas, com a chance de um falso negativo aumentando significativamente. O uso desses testes é essencial para o monitoramento da doença e para o controle da epidemia em andamento.