A líder da Tell MAMA, uma importante organização de combate a crimes de ódio, afirmou que o Reino Unido enfrenta o momento mais perigoso para muçulmanos na história recente, após um aumento significativo de 73% nos ataques islamofóbicos em 2024. Iman Atta, diretora da organização, destacou que a escalada de violência reflete a normalização de retóricas islamofóbicas no discurso político e o crescimento de teorias conspiratórias, como a do Grande Substituição, difundidas nas redes sociais.
Essas teorias, associadas à crescente intolerância, têm contribuído para um cenário em que o discurso de ódio contra os muçulmanos se intensifica, afetando diretamente sua segurança no país. Atta alertou que, ao invés de estarem sendo tratados como fenômenos isolados, os ataques se tornaram uma questão sistêmica, refletindo um clima de crescente hostilidade.
A diretora também ressaltou que o Reino Unido está entrando em um território desconhecido, onde a magnitude do ódio contra os muçulmanos não tem precedentes. A normalização desse tipo de discurso e o impacto das redes sociais tornam o ambiente mais perigoso para a comunidade muçulmana, o que exige uma ação urgente para conter o crescimento dessa onda de intolerância.