O agregado especial de atividades turísticas no Brasil apresentou um crescimento de 2,8% em dezembro de 2024, em comparação com novembro do mesmo ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. O desempenho foi positivo em 12 dos 17 locais investigados, com destaque para São Paulo, que registrou aumento de 4,1%, seguido por Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Sul. Esse crescimento reflete um aumento consistente do setor, que já opera 14,6% acima dos níveis de fevereiro de 2020, antes da pandemia.
Em relação ao ano anterior, o volume de atividades turísticas no Brasil teve um crescimento de 9,5% em dezembro de 2024, marcando o sétimo resultado positivo consecutivo. No acumulado do ano, o crescimento foi de 3,5%, com bons desempenhos em estados como São Paulo (3,7%), Rio de Janeiro (6,3%), Bahia (8,4%) e Minas Gerais (4,5%). Esses dados indicam uma recuperação sólida do setor após os impactos da pandemia.
No entanto, nem todos os estados apresentaram crescimento. Alguns locais enfrentaram retrações, como o Rio Grande do Sul, que teve uma queda de 14,3%, além de Mato Grosso, Espírito Santo, Distrito Federal e Amazonas. Apesar disso, o panorama geral do setor de atividades turísticas no Brasil permanece otimista, com avanços contínuos e novos recordes alcançados.