Nos últimos anos, a ampliação das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Boa Vista resultou em um aumento significativo na cobertura de Atenção Primária à Saúde, alcançando 89% da população. Com 149 equipes em operação, as visitas domiciliares realizadas pelas equipes de saúde têm sido fundamentais para estreitar a relação entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a comunidade. No ano passado, mais de 338 mil visitas foram realizadas, um crescimento de quase 25% em relação ao ano anterior.
As visitas domiciliares são uma ferramenta importante para garantir o atendimento integral, especialmente para pacientes com dificuldades de locomoção, como idosos, pessoas com necessidades especiais e pacientes acamados. A médica Tâmara Vieira, que participa dessas visitas, destaca a importância de entender o contexto de vida dos pacientes, não apenas suas condições físicas. Dessa forma, a equipe pode fornecer um cuidado mais humanizado e adequado, levando em consideração aspectos familiares e sociais que influenciam o bem-estar.
Pacientes como Antônia Guedes e Maria Ednir Esbel, que têm limitações para ir até a UBS, expressam sua gratidão pelas visitas, ressaltando a melhora no cuidado e no acompanhamento médico. As visitas são programadas e realizadas com antecedência, garantindo um atendimento personalizado e eficiente. Para muitos, como Maria Ednir, o serviço tem sido uma grande ajuda, especialmente em momentos de recuperação ou quando o transporte até a unidade de saúde é difícil de ser obtido.