A partir de 1º de março, os servidores gratificados e comissionados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) passarão a utilizar um sistema virtual de registro de atividades, substituindo o formato de relatório em papel. O novo Sistema de Gestão de Frequências (SGF) exigirá que cada servidor registre, semanalmente, suas atividades por meio de fotos e relatórios escritos, além de uma selfie. Caso não cumpram com todos os registros, o salário poderá ser bloqueado, garantindo maior transparência nas atividades desempenhadas fora da Alego.
O SGF foi criado para trazer mais praticidade e controle sobre as funções exercidas pelos servidores nos gabinetes parlamentares. Com a implementação, que ocorrerá oficialmente em março, os servidores deverão acessar o sistema tanto pelo computador quanto pelo celular, registrando suas atividades de forma detalhada, com fotos das tarefas realizadas e uma selfie de confirmação. Esse novo método se aplicará apenas aos servidores em regime de comissão e gratificação, enquanto os efetivos continuam com o ponto eletrônico por reconhecimento facial.
A implantação do sistema será precedida por uma palestra no dia 18 de fevereiro, que abordará a importância do uso do SGF. Na ocasião, os servidores receberão um manual explicativo para garantir a adaptação ao novo sistema. A expectativa é que cerca de 3 mil servidores adotem a nova plataforma, que funcionará paralelamente ao atual registro de atividades até a total informatização do processo.