A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma queda significativa entre as mulheres, atingindo 24% de aprovação, o que representa uma redução de 14 pontos percentuais em relação ao mês de dezembro. Com isso, a aprovação entre mulheres empata com a de homens, que também registraram 24% de avaliação positiva. Essa diminuição coloca o índice de aprovação do governo no seu nível mais baixo desde o início deste terceiro mandato, iniciado em 2023.
A pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira (14), aponta que o governo alcançou um índice geral de aprovação de 24%, o menor em seus três mandatos. Em comparação com a pesquisa anterior, de dezembro, houve uma queda de 11 pontos percentuais, já que a aprovação havia sido de 35%. O levantamento foi realizado com 2.007 brasileiros, entre 10 e 11 de fevereiro de 2025, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Em termos históricos, a aprovação mais baixa de Lula havia sido registrada em 2005, durante o escândalo do Mensalão, quando atingiu 28%. No atual mandato, o recorde negativo anterior de 35% havia sido registrado em março e agosto de 2024. A queda de popularidade entre as mulheres é um fator de destaque, já que, em dezembro, o índice de aprovação feminina era superior ao masculino.