A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu para 24%, o menor índice registrado em todos os seus mandatos, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). O índice de reprovação subiu para 41%, também um recorde, enquanto 32% dos entrevistados consideram o governo regular. A pesquisa, realizada com 2.007 eleitores em 113 cidades, foi realizada entre os dias 10 e 11 de fevereiro e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Comparado ao levantamento anterior, de dezembro, a aprovação do governo teve uma queda significativa, já que em dezembro 35% dos entrevistados aprovavam o governo, enquanto 34% o desaprovavam. A pior avaliação do presidente havia sido registrada em 2005, no contexto da crise do mensalão, quando sua aprovação atingiu 28%. A pesquisa atual é a primeira após a crise envolvendo o Pix, que gerou controvérsias sobre a fiscalização de transações financeiras, o que levou o governo a recuar na medida.
Além disso, o governo também enfrentou dificuldades com a alta inflação dos alimentos, o que gerou críticas e ironias da oposição, que questionou as declarações de membros do governo sobre como lidar com o aumento de preços. Em resposta, o governo alterou a liderança da Secretaria de Comunicação (Secom), trocando Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira.