Dois apagões ocorreram no Acre no último domingo (16), afetando cinco cidades e deixando mais de 63 mil pessoas sem energia elétrica. Segundo a empresa Energisa, os incidentes, que aconteceram durante a madrugada e início da noite, foram provocados por falhas nas redes transmissoras de energia. As cidades de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima foram as mais impactadas, com interrupções que variaram de duas horas a uma hora e dez minutos.
O gerente de operações da Energisa Acre, André Amarante, explicou que os apagões se deram no sistema transmissor de energia, que é responsável pelo transporte da eletricidade até as distribuidoras. As causas dos eventos ainda estão sendo investigadas, com o acompanhamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Amarante também destacou que a empresa está monitorando a situação junto aos responsáveis pela rede transmissora.
Recentemente, as regiões do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira foram conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio do Linhão, um projeto de 632 quilômetros que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul. O investimento na obra foi de R$ 370 milhões, e com a interligação, mais de 90 mil consumidores passaram a ser abastecidos com energia de hidrelétricas. Apesar das melhorias no fornecimento de energia, os apagões revelam a necessidade de garantir a estabilidade no sistema de transmissão.