O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) deu início às aulas do Programa Bombeiro Mirim com a chegada do ano letivo, reforçando seu compromisso com a educação e a segurança da comunidade. O programa, destinado a alunos do 4º ano do ensino fundamental, tem como objetivo ensinar crianças a lidar com situações de risco de maneira segura e responsável, contribuindo para uma sociedade mais consciente e preparada. O CBMSC disponibilizou um novo espaço virtual exclusivo para o programa, com informações atualizadas e de fácil acesso para pais, alunos e educadores.
O novo site oferece um recurso dinâmico e acessível, desenvolvido pela Assessoria Especial de Integração de Serviços Auxiliares (AISA), e visa facilitar a comunicação entre as partes envolvidas, além de ampliar a visibilidade da iniciativa. Através desse espaço, espera-se fortalecer a rede de apoio ao programa, permitindo uma colaboração mais eficiente com entidades públicas e privadas. Em seus 32 anos de existência, o programa já formou mais de 50 mil bombeiros mirins e está presente em 65 municípios, com a meta de expandir para todas as escolas de Santa Catarina até 2026, ano do centenário da corporação.
Em Papanduva, um dos municípios que iniciou as aulas este ano, a Escola Municipal Maria Avelina de Oliveira Furtado já recebe turmas do programa. A meta para o município é capacitar 190 crianças, com o apoio de uma parceria entre o CBMSC, a Prefeitura de Papanduva e a Secretaria de Educação. A iniciativa também conta com recursos obtidos através de um convênio entre o Instituto de Bombeiros do Planalto Norte e o Poder Judiciário da Comarca de Papanduva, permitindo a continuidade e expansão do projeto.