A bp bioenergy, uma das principais empresas de bioenergia do Brasil, anunciou nesta terça-feira (11) a troca de liderança. Geovane Consul, que presidia a empresa desde a formação da joint-venture BP Bunge Bioenergia em 2019, foi sucedido por Andres Guevara de la Vega, atual presidente da BP no Brasil. Guevara de la Vega, com uma carreira de 20 anos no setor energético, já estava vinculado à BP desde 2004, e passou a presidir o conselho da bp bioenergy em 2024.
Em comunicado, Andres Guevara de la Vega expressou gratidão pelo trabalho de Consul e destacou o compromisso de dar continuidade ao crescimento e à inovação da bioenergia. Ele também ressaltou o potencial do Brasil, com seus recursos naturais abundantes e uma matriz energética diversificada, para impulsionar a bp como uma empresa integrada de energia no futuro.
Guevara de la Vega tem vasta experiência internacional, com passagens por cargos de liderança em diversas áreas, incluindo exploração e produção de petróleo, comercialização e, mais recentemente, energia de baixo carbono. Sua formação em engenharia de produção e especialização em finanças e economia pela Universidade de Chicago complementam sua trajetória profissional, marcada por responsabilidades estratégicas e operacionais dentro da BP em várias regiões do mundo.