Uma pesquisa recente do Gallup revelou que os norte-americanos estão mais otimistas com a economia e o mercado de ações do que estiveram em mais de uma década, com destaque para a queda da inflação e dos juros. Cerca de 53% dos entrevistados preveem crescimento econômico nos próximos seis meses, o maior índice registrado desde 2005. A confiança nas ações também atingiu seu nível mais alto desde 2001, com 61% dos participantes acreditando que o mercado está em ascensão.
A pesquisa também indicou que as expectativas em relação à inflação estão mais baixas, com 52% dos norte-americanos acreditando que ela deve aumentar, o percentual mais baixo desde 2003. Além disso, 33% preveem uma queda na inflação, o maior índice registrado. Em relação às taxas de juros, 41% dos entrevistados esperam que elas diminuam, enquanto 35% antecipam uma alta nos custos de empréstimos.
Essas expectativas são em grande parte alinhadas com as previsões do Federal Reserve, que vê a economia dos EUA crescendo a um ritmo mais moderado em 2025, enquanto a inflação deve continuar a desacelerar. Embora haja divergências sobre as perspectivas de emprego, com parte dos entrevistados esperando aumento da taxa de desemprego, a confiança na recuperação econômica é ampla entre diferentes grupos demográficos, incluindo por idade, gênero, renda e afiliação política.