A atleta brasileira Alice Padilha garantiu a vaga do Brasil para a prova de slalom no esqui alpino dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, que acontecerão em Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. Aos 17 anos, Alice precisava obter um resultado abaixo dos 120 pontos FIS para assegurar a classificação. Com o 14º lugar e um tempo total de 1min37s75 em uma competição universitária de slalom em Berkshire East, nos Estados Unidos, a jovem esquiadora conquistou 83.07 pontos FIS, o que a credencia para a vaga.
Além de sua performance na prova de slalom, Alice tem chances de conquistar uma vaga também no slalom gigante, modalidade na qual compete regularmente. Para isso, ela precisa atingir três resultados abaixo dos 120 pontos FIS. A classificação para os Jogos de Inverno de 2026 é um marco importante para a atleta, que se destaca em um esporte ainda pouco tradicional no Brasil.
Com a classificação de Alice, o Brasil soma três vagas para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, incluindo a vaga já garantida no esqui cross-country masculino e uma vaga extraoficial no esqui alpino masculino. No entanto, a participação de Alice na competição ainda depende da confirmação da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, que irá definir os convocados ao final do período de classificação, no início de 2026.