Um alerta de tsunami foi emitido e posteriormente cancelado após um forte terremoto atingir o mar ao norte de Honduras no sábado (8). O terremoto, com magnitude de 7,6, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi registrado a uma profundidade de 10 km, sendo o mais forte na região nos últimos quatro anos. Inicialmente, o Sistema de Alerta de Tsunami dos EUA havia previsto ondas de até 3 metros para Cuba e entre 0,3 e 1 metro para Honduras e as Ilhas Cayman, mas a ameaça foi desfeita depois.
Além disso, o alerta foi estendido para Porto Rico e as Ilhas Virgens, mas também foi retirado em seguida. Não há informações claras sobre danos ou movimentação significativa em terra. O tremor, que teve epicentro no mar do Caribe, foi o mais forte na região desde o terremoto de 7,2 que atingiu o Haiti em 2021, conforme dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA.
Apesar da magnitude do evento, o impacto direto sobre as áreas costeiras foi mínimo, e a ameaça de tsunami foi rapidamente descartada pelas autoridades. O sistema de monitoramento de tsunamis dos EUA garantiu que as populações das regiões afetadas não estavam mais em risco.