O senador Davi Alcolumbre foi eleito, neste sábado (1º), para presidir o Senado Federal no biênio 2025-2026. Em seu primeiro discurso após a eleição, Alcolumbre enfatizou que seu objetivo não é buscar protagonismo, mas atuar como um facilitador de consensos para melhorar a vida da população brasileira. Ele destacou que continuará sendo um senador como os demais, sem se considerar superior aos colegas, e lembrou sua primeira eleição à presidência do Senado, há seis anos, com 42 votos.
Alcolumbre ressaltou que a vitória desta eleição, com 73 votos a seu favor, demonstra um amplo apoio político e a unidade do Senado, mesmo diante de diferentes ideologias e candidaturas. Ele afirmou que a presidência do Senado não é apenas sua, mas do Congresso Nacional, e que o trabalho será focado em temas como emprego, crescimento econômico, saúde pública, educação e segurança, com o objetivo de garantir um futuro mais próspero e justo para o Brasil.
O novo presidente do Senado reafirmou seu compromisso de liderar uma Casa de iguais, onde todos os senadores, independentemente de sua orientação política, terão voz e espaço. Ele destacou que a força do Senado vem da união das forças políticas e que sua presidência se baseará na construção de soluções para os desafios atuais do país. Alcolumbre concluiu seu discurso destacando a importância do Poder Legislativo na busca por um Brasil mais justo e desenvolvido para todos os brasileiros.