O Airbus A321XLR, um modelo derivado do A321neo, promete revolucionar o setor de aviação ao oferecer um alcance maior do que qualquer outro avião de corredor único disponível atualmente. Com a capacidade de voar até 5.200 milhas, ele representa uma solução mais eficiente e econômica, com uma redução de 30% no consumo de combustível por assento em comparação com modelos anteriores. Isso permite a criação de novas rotas transatlânticas sem escalas, conectando cidades menores e evitando hubs tradicionais, uma inovação muito aguardada pelas companhias aéreas.
A Aer Lingus, uma das primeiras a operar o A321XLR, recentemente lançou uma nova rota direta de Dublin para Nashville, nos Estados Unidos, que só é viável graças ao novo modelo. Outras grandes empresas aéreas, como Iberia, Air Canada, American Airlines, Qantas Airways e United Airlines, também estão apostando no A321XLR, com a Airbus já recebendo mais de 500 pedidos de aeronaves deste modelo. Além disso, a empresa planeja expandir a frota do A321XLR, com novos aviões sendo adquiridos até o final de 2025.
Entretanto, modificações de segurança exigidas pelos reguladores europeus resultaram em um pequeno ajuste na capacidade de alcance da aeronave, que passou de 5.400 milhas para 5.200 milhas. Apesar dessa redução, o modelo ainda permite a operação de voos transatlânticos de longo alcance, com foco em cidades menores e menos conectadas por voos diretos. O A321XLR se apresenta, assim, como uma opção viável para uma aviação mais sustentável e com maior conectividade global.