A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concedeu, no dia 14 de fevereiro, as autorizações finais para a produção do FPSO Almirante Tamandaré, da Petrobras. A plataforma, localizada no campo de Búzios, na bacia de Santos, é a maior já instalada no Brasil e terá capacidade para produzir 225 mil barris de óleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás. Este campo é um dos maiores de águas ultraprofundas do mundo e representa mais de 20% da produção total da Petrobras.
O FPSO Almirante Tamandaré integra um consórcio liderado pela Petrobras e será operado pela SBM Offshore, somando-se às cinco unidades já presentes no campo de Búzios. A plataforma ficará posicionada a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro e se destacará pelo uso de tecnologia de descarbonização e sistema de flare fechado, visando a redução das emissões de gases de efeito estufa e a otimização do consumo energético.
O processo de autorização da ANP envolveu uma série de etapas rigorosas, incluindo inspeções tanto no estaleiro onde a plataforma foi construída quanto no ambiente offshore. Além disso, equipes técnicas analisaram centenas de documentos para garantir que todas as normas de segurança e operação fossem cumpridas, com o apoio de órgãos especializados da ANP, como o Núcleo de Fiscalização da Medição de Produção de Petróleo e Gás Natural e a Superintendência de Segurança Operacional.