No último sábado (1), o advogado Mauro da Costa Ribas Junior, de 48 anos, foi alvo de disparos enquanto dirigia seu carro no bairro Quintais do Imperador, em Sorocaba (SP). Ele ficou ferido com estilhaços de vidro no rosto, mas não foi atingido diretamente pelos tiros. O incidente ocorreu enquanto ele defendia três policiais militares presos por envolvimento na morte de um delator de uma facção criminosa, no ano anterior.
Após o ataque, Mauro recebeu os primeiros socorros no Hospital Regional de Sorocaba Adib Domingos Jatene e, em seguida, foi transferido para um hospital particular. A Polícia Civil está tratando o caso como tentativa de homicídio e busca por imagens de câmeras de segurança para esclarecer o crime. No local do ataque, foram encontrados estojos de munição e um projétil.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba emitiu uma nota de repúdio ao ataque, destacando que a violência contra advogados representa uma ameaça à liberdade profissional e aos direitos da sociedade. A OAB reforçou seu compromisso com a segurança e liberdade de atuação dos profissionais da advocacia, condenando qualquer forma de intimidação ou ameaça.