O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou que um acordo de minerais entre a Ucrânia e os EUA poderia fornecer à Ucrânia um “escudo de segurança” após o fim do conflito com a Rússia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, expressou sua expectativa de que um acordo seja fechado até o final desta semana, destacando que os EUA apresentaram um rascunho inicial, que está sendo analisado por Kiev.
Bessent afirmou que o acordo sobre minerais é parte de um esforço maior de paz, dentro de uma visão mais ampla do governo dos EUA, com o objetivo de criar uma segurança de longo prazo para a Ucrânia após o fim da guerra. O secretário mencionou ainda que a guerra continua sendo uma das principais prioridades para o governo dos EUA. Zelensky, por sua vez, reiterou a importância de garantir segurança à Ucrânia, a fim de evitar uma nova invasão por parte da Rússia no futuro, destacando que esse tema deve ser discutido diretamente com o governo dos EUA.
O presidente ucraniano também se reunirá com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na Conferência de Segurança de Munique, que ocorrerá entre 14 e 16 de fevereiro. Durante esse encontro, Zelensky deve discutir o progresso do acordo e as condições de segurança para a Ucrânia. O foco será garantir que os aliados ocidentais ofereçam as garantias necessárias para que o país se sinta protegido após o término do conflito.