No último sábado (15), um avião particular caiu em Quadra, interior de São Paulo. A aeronave, que havia decolado do Clube de Voo Aeroquadra, realizava um voo pela região com destino ao mesmo local de partida. A Defesa Civil confirmou o acidente e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado para iniciar os trabalhos de investigação.
Em comunicado oficial, o CENIPA informou que suas equipes foram enviadas ao local do acidente para coletar dados e realizar uma avaliação inicial dos danos à aeronave, além de preservar as evidências necessárias para a investigação. O processo de análise visa descobrir os possíveis fatores que possam ter contribuído para o ocorrido. A conclusão da investigação ocorrerá no menor tempo possível, dependendo da complexidade da situação.
O CENIPA destacou que suas investigações têm o objetivo de melhorar a segurança no transporte aéreo, sem atribuir responsabilidades civis ou criminais. Os resultados finais serão publicados no site do Centro, após a conclusão dos trabalhos, e serão acessíveis ao público. A plataforma SIPAER, do CENIPA, permitirá que os cidadãos acompanhem o andamento da investigação e acessem informações sobre ocorrências na aviação civil.