A partir de 5 de fevereiro de 2025, trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial PIS-Pasep referente ao ano-base 2023. O pagamento, que começa em 17 de fevereiro para os nascidos em janeiro, será realizado até 29 de dezembro de 2025. O abono, que pode ser de até um salário-mínimo, é concedido a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que atendem aos critérios estabelecidos pelo programa, como o tempo de serviço e o limite de renda.
Para ter direito ao benefício, é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base, ter recebido até dois salários-mínimos mensais e estar registrado no PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos. Trabalhadores do setor privado podem consultar o status do benefício através dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, enquanto servidores públicos devem verificar no portal do Banco do Brasil. O valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado, podendo variar de R$ 126,50 a R$ 1.518,00.
Os pagamentos do PIS são feitos pela Caixa Econômica Federal, com opções de recebimento por conta corrente, poupança digital, ou em terminais de autoatendimento e unidades lotéricas. Para os servidores públicos, os depósitos são realizados pelo Banco do Brasil. Caso o trabalhador tenha dúvidas, informações adicionais estão disponíveis nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e em suas unidades regionais.