O interesse dos brasileiros por doramas, séries de origem sul-coreana, tem crescido significativamente, com cerca de 90% da população consumindo esses conteúdos, sendo que mais da metade assiste pelo menos uma vez por semana. Além das produções audiovisuais, os brasileiros têm se envolvido cada vez mais com a cultura sul-coreana, incluindo música, tecnologia, moda, culinária e cuidados com a pele. A popularidade do K-pop e das influências da cultura coreana, como o sucesso global de produções como “Round 6”, são apontados como fatores-chave para esse aumento no interesse.
Os doramas têm um foco principal no romance, mas ao longo do tempo se diversificaram para incluir outros gêneros como terror, ficção científica e ação. Com uma abordagem mais leve e menor número de episódios em comparação com as novelas brasileiras, essas séries conquistaram um público fiel no Brasil, que prefere versões dubladas, embora a opção legendada também seja comum. A variedade de títulos e a qualidade da dublagem ou legenda são os principais fatores que influenciam a escolha das plataformas de streaming pelos consumidores.
Além de assistir a essas produções, muitos brasileiros também têm se envolvido com outros aspectos da cultura sul-coreana, como a compra de produtos tecnológicos, alimentos e cosméticos do país. Uma pesquisa revelou que, em 2025, quase metade dos brasileiros pretende participar de eventos relacionados à cultura da Coreia do Sul, como festivais, exposições e shows de K-pop. Esse engajamento crescente reflete o crescente fascínio e a valorização da cultura sul-coreana no Brasil.