O Parque Zoológico de Goiânia apresenta ao público nesta quarta-feira (22/1) um novo casal de raposas do campo, conhecidos como raposinhas, típicos do Cerrado. Juca e Mel chegaram ao zoo em novembro do ano passado e, após um período de quarentena, foram colocados em seu novo recinto na segunda-feira. A adaptação dos animais foi bem-sucedida, e eles se mostram saudáveis e com boa alimentação. A veterinária Jamile França, supervisora do zoológico, destaca que os animais agora passarão por observação para monitorar sua reação à presença do público, uma situação inédita para eles.
Mel, que chegou com uma lesão na pata traseira, teve parte da perna amputada, mas está apta à reprodução. O zoológico planeja a reprodução do casal, que é uma medida para a conservação dessa espécie vulnerável, característica do Cerrado. Juca e Mel foram enviados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e estão em boas condições de saúde. As raposinhas possuem classificação de vulnerabilidade no risco de extinção, o que torna ainda mais importante a sua preservação.
Além da chegada do casal de raposas, o zoológico também espera a chegada de outros animais, como papagaios campeiros e uma jiboia, que serão enviados pelo Cetas de Goiânia. O parque, que atualmente abriga 411 animais, optou por liberar a visitação de Juca e Mel durante a semana de volta às aulas, quando o fluxo de visitantes é menor. Isso visa proporcionar uma experiência mais tranquila aos visitantes, já que a maior movimentação ocorre durante as férias e nos finais de semana.