O meia-atacante Wellington Rato foi oficialmente apresentado como novo jogador do Vitória, em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira. Durante o evento, o atleta revelou que ficou chateado com a falta de comunicação do São Paulo sobre uma possível renovação de contrato, que iria até 2026. Apesar de ter feito parte da equipe paulista entre 2023 e 2024 e ter conquistado um título importante, Rato lamentou não ter sido procurado pela diretoria para discutir sua permanência.
A transferência de Wellington Rato para o Vitória foi um dos principais negócios do clube baiano para a temporada 2025, custando R$ 5 milhões. Metade do valor será paga ao São Paulo neste mês, e o restante será quitado em 24 parcelas. Essa transação faz parte do esforço do São Paulo em reduzir sua folha salarial e cumprir metas fiscais. O jogador agora reencontra o técnico Thiago Carpini, com quem trabalhou no clube paulista e também na Caldense, em 2017, e com quem conquistou a Supercopa do Brasil.
O Vitória, além de Rato, já anunciou outros reforços para a temporada, incluindo o goleiro Gabriel, os laterais Claudinho e Hugo, o zagueiro Zé Marcos, os volantes Ronald e Thiaguinho, e os atacantes Bruno Xavier e Fabrício Santos. A equipe está se preparando para sua estreia no Campeonato Baiano, que ocorrerá no sábado, quando enfrentará o Barcelona-BA no Estádio Barradão.