A Volkswagen registrou uma queda de 1,4% nas vendas globais de veículos em 2024, totalizando 4,8 milhões de unidades entregues. Esse desempenho foi influenciado por um ano desafiador em diversas regiões, com destaque para a desaceleração econômica, desafios políticos e a crescente concorrência, principalmente na China. A montadora, que é a segunda maior do mundo, enfrentou um declínio acentuado no mercado chinês, o maior para a marca, onde as vendas caíram 8,3% em comparação ao ano anterior, refletindo a forte competição das marcas locais e a transição para os veículos elétricos.
Na Europa, as vendas também apresentaram queda de 1,7%, enquanto na América do Sul e América do Norte houve um crescimento significativo, com aumentos de 21,1% e 18,4%, respectivamente. Apesar dessa recuperação em algumas regiões, a Volkswagen anunciou planos de reduzir a produção e a folha de pagamento na Alemanha, o que inclui a eliminação de mais de 35.000 empregos até 2030, sem recorrer a demissões forçadas, conforme um acordo com o sindicato IG Metall.
O grupo também enfrentou dificuldades no segmento de veículos elétricos, com uma redução de 2,8% nas vendas, totalizando 383.100 unidades em 2024. Esses resultados refletem não apenas a crescente competição no mercado global de carros elétricos, mas também o impacto de uma economia global mais fraca e o desafio de adaptar-se às novas exigências de mobilidade sustentável, especialmente em mercados chave como a China.