A Volkswagen comemorou, no dia 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais emblemáticos da história automobilística brasileira. Produzido no Brasil por 30 anos, entre 1959 e 1986, e depois novamente de 1993 a 1996, o Fusca conquistou os brasileiros pela sua simplicidade, durabilidade e acessibilidade. Durante esse período, foram vendidos 3,1 milhões de exemplares no país, e estima-se que 1,7 milhão ainda estejam em circulação, preservados como verdadeiras relíquias.
Entre os modelos destacados na celebração, um Fusca de 1970 tem grande significado para o casal Carol Mendonça e Cláudio Jedai, que o chamam carinhosamente de Lindomar. Com uma página dedicada no Instagram, o casal compartilha as aventuras e viagens realizadas a bordo do veículo, que já os levou a diversos estados brasileiros e até a outros países da América do Sul, como Uruguai e Argentina. Para eles, o Dia Nacional do Fusca é uma data especial, que coincide também com o aniversário de 10 anos da posse do carro.
Além disso, o evento destaca alguns modelos históricos, como o Fusca 1986, um dos últimos fabricados na primeira fase da produção, e o Fusca Itamar (1993), que marcou o retorno do modelo ao mercado a pedido do então presidente Itamar Franco. Este renascimento teve grande importância econômica, gerando empregos e impulsionando a indústria automobilística. O último Fusca, produzido em 1996, recebeu uma edição especial chamada Série Ouro, que celebrava sua despedida com detalhes exclusivos.