A Vivara anunciou na segunda-feira (6) a assinatura do segundo aditivo do acordo de acionistas, após a venda das participações de Marcio Kaufman e Paulo Kruglensky para Nelson Kaufman, fundador e atual presidente do conselho da empresa. Com a transação, Nelson aumentou sua participação na joalheria de 19,7% para 25,7%, enquanto Marcio e Paulo deixaram de ser acionistas da companhia. A participação de Marina Kaufman no acordo permaneceu em 14%, mantendo a participação total da família em 39,7%.
Apesar de não haver mudanças no número de ações vinculadas ao acordo, a XP Investimentos interpretou a atualização como um reforço da posição ativa de Nelson Kaufman na empresa, especialmente após seu retorno como Chairman em março do ano passado. A análise da XP destacou que o acordo de acionistas permanece em vigor por 15 anos a partir de outubro de 2022, sendo renovado automaticamente por mais 10 anos após esse período.
O acordo prevê que as ações vinculadas permanecem travadas enquanto ele estiver válido, garantindo estabilidade na governança da companhia. Esse movimento ocorre em um momento de consolidada liderança de Nelson Kaufman na Vivara, que busca fortalecer sua posição no mercado após a reconfiguração do quadro acionário.