A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Instituto Adolfo Lutz, confirmou a presença de norovírus em fezes humanas coletadas em cidades do litoral paulista, como Guarujá e Praia Grande, na Baixada Santista. O norovírus é o principal responsável pelas gastroenterites, que incluem sintomas como náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal. A infecção pode ser transmitida pela ingestão de fezes, geralmente através da água do mar ou alimentos contaminados. Até o momento, o surto já causou mais de 7.500 casos na região.
Além dos sintomas comuns de gastroenterite, a doença pode causar dor muscular, febre baixa, cansaço e dor de cabeça, e, em casos graves, pode ser fatal. Recentemente, foi registrado o óbito de um morador do interior de São Paulo, que apresentava indícios de virose após retornar da região do Guarujá. A Secretaria da Saúde, juntamente com outros órgãos, está investigando a fonte da infecção e orienta a população a tomar medidas preventivas para evitar novos casos.
Para prevenir a doença, as autoridades recomendam medidas simples, como lavar bem as mãos antes de preparar alimentos e consumir, evitar alimentos mal cozidos, e tomar cuidado com a higiene ao consumir produtos em estabelecimentos comerciais. Além disso, é importante evitar banhos de mar nas 24 horas seguintes a chuvas e consumir alimentos e bebidas de procedência confiável. A orientação é que nenhum medicamento seja tomado sem orientação médica.