Nos últimos dias, o município de Jequié, localizado no sudoeste da Bahia, registrou uma série de mortes violentas, com pelo menos sete homicídios ocorrendo em um período de 32 horas, de sexta-feira (3) a domingo (5). A situação levou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) a anunciar o reforço do policiamento na cidade. O objetivo é intensificar o combate às facções envolvidas em atividades criminosas, como tráfico de drogas, homicídios e roubos, e desarticular grupos de violência que têm gerado temor na população.
O mais recente caso de violência ocorreu no domingo, quando um casal foi encontrado morto a tiros e com marcas de tortura no bairro Mandacaru 2. A Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica realizaram as investigações no local. Como parte das ações de segurança, foi anunciada a Operação Hórus, uma operação de policiamento intensificado, que contará com a participação das polícias Militar e Civil, além da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), com foco na apreensão de armas e drogas e na captura de líderes de facções criminosas.
A cidade de Jequié tem enfrentado um aumento significativo nos índices de homicídios, com mais de 80 casos registrados em 2024, um aumento de 35,5% em relação ao ano anterior. O município também tem sido destacado por sua alta taxa de violência no Brasil, com Jequié figurando entre as cidades mais violentas do país. A situação de insegurança gerou um ambiente de constante vigilância por parte das autoridades, que seguem empenhadas em combater os fatores que alimentam a criminalidade na região.