Os ventos de Santa Ana, que retornam com força nesta segunda-feira (13), intensificam o risco de novos incêndios em Los Angeles. Com rajadas que podem alcançar até 112 km/h, a situação deve piorar até quarta-feira (15), ampliando o avanço das chamas. O incêndio, que teve início na última terça-feira (7), já consumiu mais de 160 km² e causou grandes danos à cidade, com prejuízos estimados em até R$ 900 bilhões. Apesar dos esforços das equipes de bombeiros, os incêndios permanecem com baixos índices de contenção, e o fogo continua se espalhando, especialmente nas áreas de Pacific Palisades e Eaton/Pasadena.
O cenário se agrava com o aumento da tragédia humana, já confirmando 24 mortes, enquanto 16 pessoas seguem desaparecidas. As autoridades estão conduzindo buscas com cães farejadores e mantendo um banco de dados online para que os moradores evacuados possam verificar se suas casas foram afetadas. Além disso, o incêndio ainda é ativo em várias áreas, deixando muitas localidades sem energia, água e com infraestrutura comprometida, o que dificulta ainda mais as operações de resgaste e controle.
Além dos incêndios, a cidade enfrenta uma crescente onda de saques, com autoridades locais intensificando a segurança. Mais de 14 mil bombeiros de diferentes estados dos EUA, além de equipes do México, estão envolvidos no combate ao fogo. No entanto, as condições climáticas extremamente secas e os ventos fortes continuam sendo um grande desafio para o controle do incêndio, com alertas de bandeira vermelha emitidos até quarta-feira, e previsões de mais ventos fortes, que podem continuar alimentando as chamas e colocando em risco mais vidas e propriedades.