Em novembro de 2024, o volume de vendas do varejo no Brasil alcançou um aumento de 9,3% em relação ao período pré-pandemia, marcando um crescimento significativo. Já no varejo ampliado, que inclui setores como veículos, material de construção e atacado alimentício, as vendas estão 5,1% acima dos níveis de fevereiro de 2020. Esses dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelando uma recuperação contínua do setor comercial após os impactos da crise sanitária.
O crescimento foi especialmente evidente em alguns segmentos. Artigos farmacêuticos, supermercados, veículos, combustíveis e material de construção estão operando de forma robusta, todos com vendas acima dos patamares anteriores à pandemia. O segmento de artigos farmacêuticos, por exemplo, apresentou um aumento de 43,7%, seguido por supermercados com 12,3%, e veículos com 11,8% de crescimento.
No entanto, nem todos os segmentos do varejo apresentaram recuperação. Equipamentos de informática e comunicação, móveis e eletrodomésticos, além de artigos de uso pessoal e doméstico, ainda operam abaixo dos níveis de 2020. O desempenho mais fraco foi registrado no setor de livros e papelaria, que está 47,5% abaixo do patamar pré-crise, evidenciando os desafios enfrentados por esses setores na retomada econômica.