As vendas no varejo da zona do euro registraram um aumento de 0,1% em novembro de 2024 em comparação com outubro, conforme dados da Eurostat, órgão de estatísticas da União Europeia. Esse resultado ficou aquém das expectativas do mercado, que projetava uma alta de 0,4%. O pequeno crescimento mensal reflete um desempenho mais moderado do setor, que, no entanto, ainda mostra sinais de recuperação.
Na comparação anual, as vendas no setor varejista da zona do euro apresentaram um crescimento de 1,2% em novembro, embora o aumento tenha sido inferior à previsão de 1,9%. Esse dado reforça a ideia de que, embora haja uma expansão, ela não ocorre no ritmo esperado pelos analistas.
Além disso, os dados referentes a outubro foram revisados, passando de uma leve alta para uma queda de 0,3% nas vendas mensais. No entanto, as vendas de outubro ainda mostraram um crescimento de 2,1% em termos anuais. Esse ajuste nas estatísticas sugere que o desempenho do varejo europeu tem sido volátil, o que pode refletir desafios econômicos ainda não superados completamente.