As vendas no varejo brasileiro recuaram 0,4% em novembro, em comparação com o mês anterior, mas apresentaram um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mês de outubro havia mostrado uma leve alta de 0,4%. No acumulado de 2024, as vendas registraram um crescimento de 5,0%, enquanto nos últimos 12 meses, o aumento foi de 4,6%. A média móvel trimestral, que considera os três meses encerrados em novembro, teve variação de 0,2%.
O resultado de novembro reflete uma tendência de estabilidade no setor varejista, com destaque para a constância nas variações observadas nos últimos meses. Nos últimos cinco meses, os resultados mais significativos ocorreram em julho e setembro, ambos com alta de 0,6%. Entretanto, o desempenho do varejo foi dividido, com a maioria dos setores apresentando queda nas vendas. Cinco das oito atividades analisadas tiveram variações negativas, incluindo móveis e eletrodomésticos (-2,8%) e artigos farmacêuticos e médicos (-2,2%).
Por outro lado, três setores apresentaram crescimento nas vendas, destacando-se o segmento de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com um aumento de 3,5%. Combustíveis e lubrificantes também mostraram crescimento de 1,5%, assim como o setor de tecidos, vestuário e calçados, que registrou uma alta de 1,4%. Esses números indicam que, apesar das dificuldades em algumas áreas do varejo, há segmentos que seguem apresentando resultados positivos, contribuindo para a estabilidade geral observada no setor.