A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM) prevê um crescimento de 4,7% nas vendas de veículos no mercado interno da China em 2025, atingindo 32,9 milhões de unidades, após um aumento de 4,5% no ano anterior. Esse crescimento será impulsionado principalmente pelos incentivos fiscais para a troca de carros, que se estendem até 2025. No entanto, as exportações de veículos da China devem crescer a um ritmo mais lento, com uma estimativa de aumento de apenas 5,8%, representando uma desaceleração em comparação ao crescimento de 19,3% registrado em 2024.
As exportações de veículos elétricos (EVs) caíram 10,4% em 2024, contrastando com o crescimento expressivo de 80,9% nas exportações de EVs no ano anterior. Esse declínio é atribuído, em parte, às tarifas adicionais impostas pela União Europeia sobre os carros elétricos fabricados na China, o que levou os fabricantes chineses a direcionarem suas exportações de híbridos para o mercado europeu. Apesar disso, as exportações de veículos híbridos plug-in tiveram um aumento notável de 190% no último ano, refletindo a adaptação da indústria à nova realidade tarifária.
No cenário interno, a CAAM espera uma desaceleração no crescimento das vendas de veículos de nova energia (NEVs), que incluem EVs e híbridos plug-in, com uma previsão de aumento de 24,4% em 2025, abaixo dos 35,5% registrados em 2024. A falta de demanda interna, a intensa competição e a crescente pressão externa são fatores que podem impactar negativamente o mercado, embora o governo continue oferecendo subsídios significativos para impulsionar as vendas de veículos mais eficientes. Em 2024, mais de 6,6 milhões de carros vendidos na China se beneficiaram de incentivos governamentais, o que ajudou a manter o mercado aquecido.