O faturamento de materiais escolares à venda na internet registrou um aumento de mais de 70% em janeiro de 2025, conforme levantamento da Neotrust Confi, especializada em inteligência para o varejo online. Comparando com o mesmo período do ano anterior, as vendas de material de papelaria como um todo cresceram 77,6%. Entre os itens mais procurados, destacaram-se cadernos e canetas, que tiveram um aumento de 71,1% e 75,2%, respectivamente. Outros itens, como lancheiras e produtos de papelaria, também apresentaram crescimentos expressivos, com destaque para cargas de canetas (227,7%) e canetas marca-texto (219,9%).
Na análise regional, o estudo indicou um crescimento em todas as regiões do Brasil, com o Sul liderando o aumento de vendas, com 88,4%, seguido pelo Centro-Oeste (86,8%) e o Nordeste (86,7%). No entanto, as mochilas registraram uma queda acentuada de 47,7%. Estados como Espírito Santo e Alagoas apresentaram aumentos significativos de 120% e 143,4%, respectivamente, nas vendas de materiais escolares.
Esses dados indicam um aumento geral no consumo de produtos relacionados ao retorno às aulas e evidenciam uma forte tendência no comércio eletrônico, especialmente nas categorias de papelaria e acessórios escolares. A pesquisa também revela o comportamento do mercado, com uma busca cada vez maior por itens básicos e úteis, enquanto produtos como mochilas têm enfrentado uma queda nas vendas.