Em 2024, o mercado de veículos usados no Brasil atingiu um novo recorde, com a venda de mais de 15,7 milhões de unidades, o melhor desempenho desde 2011. Esse crescimento de 9,2% em relação ao ano anterior reflete um aumento significativo na comercialização de carros, motos, picapes e outros veículos, segundo dados da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto). O mês de dezembro teve uma expansão ainda maior, com um aumento de 15,9% nas vendas em comparação a novembro.
O levantamento também revelou que a maioria dos carros vendidos no Brasil tem 13 anos ou mais de fabricação, conhecidos como “velhinhos”. Esses veículos representaram mais de 5,7 milhões de unidades no total de 2024. Em termos de categorias por idade, os usados mais novos (com até 3 anos de uso) também apresentaram números expressivos, com 2,5 milhões de vendas. O mercado de veículos usados continua a ser uma opção popular no Brasil, com a previsão de que o crescimento se mantenha forte em 2025, se a economia não sofrer grandes sobressaltos.
Os carros mais vendidos entre os usados em 2024 foram, em primeiro lugar, o Volkswagen Gol, seguido pelo Fiat Uno e Fiat Palio. O Gol também se destacou no mês de dezembro, com mais de 69 mil unidades comercializadas. Esses modelos, conhecidos por sua durabilidade e popularidade no mercado brasileiro, dominaram as vendas, seguidos por outros carros como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. A Fenauto prevê que a tendência de aumento nas vendas de veículos usados continue nos próximos anos, refletindo uma crescente profissionalização e fortalecimento do setor.