Em 2024, o mercado de carros usados no Brasil registrou um crescimento de 6,5% em comparação ao ano anterior, alcançando o maior volume de vendas dos últimos 13 anos. Segundo dados da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), foram comercializadas 15.777.594 unidades, o que representa o melhor desempenho desde 2011. No acumulado do ano, o crescimento foi ainda mais expressivo, com vendas 9,2% superiores a 2023. Os veículos mais procurados foram os modelos com 13 anos ou mais de idade, seguidos por aqueles entre 4 e 8 anos. Os seminovos, com até 3 anos, ficaram por último na preferência dos consumidores.
Em dezembro, os modelos mais vendidos foram o VW Gol, o GM Onix e o Fiat Palio, com 69.342, 37.081 e 36.389 unidades comercializadas, respectivamente. O mercado de comerciais leves também se destacou, com destaque para o Fiat Strada, VW Saveiro e Toyota Hilux. Já no segmento de motos, a Honda dominou as preferências com os modelos C50, Biz e NXR150 liderando as vendas. Nos comerciais pesados, o Ford Cargo, Volvo FH e Ford F4000 foram os mais vendidos, mas com volumes consideravelmente menores em comparação aos outros segmentos.
A expectativa para 2025 é de continuidade do bom desempenho, caso a economia mantenha-se estável. O presidente da Fenauto, Enilson Sales, acredita que o setor está se tornando cada vez mais forte e profissional, com um crescimento visível. O setor de carros usados tem se mostrado um mercado robusto, que deve seguir em expansão nos próximos anos, impulsionado pela procura por veículos de maior idade e pela diversidade de opções dentro dos segmentos.